O que está acontecendo com os nossos jovens?
Na noite de quinta-feira, 07, dois jovens foram assassinados em Pedra Branca. O que torna o fato ainda mais trágico, é que as vitimas eram irmãs. Assassinatos, prisões, mortes por acidentes. O que está acontecendo com a juventude deste bairro? O que está acontecendo com estes que eram a promessa de um futuro melhor. O que está dando errado?
Os homicídios ocorridos na noite passada, não foram os primeiros. Há pouco tempo, a população foi surpreendida quando encontraram restos mortais de mais dois jovens de Pedra Branca. Põem na conta as prisões que também acontecem, todos jovens. Acidentes de moto, de carro, também fazem parte da lista.
Triste. Lembrar a vida pacata que este bairro já teve, e hoje observar a violência tomar conta. Violência que separa filhos dos pais, irmãos e amigos. Violência que amedronta e põe de trás das grades, justamente quem nada deve e que não deveria temer.
Juventude que se perde...
Por onde anda os futuros promissores? E quantos desses jovens que se vão, não pensaram, um dia, em ser alguém melhor? Mas o que deu errado? Antes, o desejo era escolher a futura profissão. Hoje, escolhem a forma como irão morrer. Isso mesmo. Quando optam por usar uma moto como se fosse uma arma. Quando escolhem uma droga, ao invés de um livro. Quando preferem o roubo em vez do trabalho. É assim que, talvez, decidam a forma como irão partir.
E o sonho do futebol? Quantos meninos aqui sonharam em ser o Ronaldo na década passada? Quantos ainda sonhavam com a fama e fortuna de um Neymar? Cadê a juventude que lotava a escolinha de futebol do bairro? Cadê a garotada que lotava o ônibus escolar? Que enchia a frente do Dom Pedro II que era difícil até passar.
Escolas vazias. Esquinas cheias.
Futuro. Promissor?
Pra quem? Quem foi adolescente nas décadas passadas, sabe que tudo era mais difícil. Faculdade? Ou você tinha dinheiro, ou tinha que se esforçar dobrado. Curso técnico? Só pra quem tinha condições. E outra coisa, mal tinha transporte. Hoje, faculdades em cada esquina, cursos e mais cursos. Transporte deixa quase na porta. A carreta-escola do Senac estava aqui. Então o que está dando errado? Porque, ainda assim, a violência continua a crescer?
Será que o futuro é promissor, ou está perdido? Difícil saber. Por que só pra atualizar, comenta-se no bairro sobre a violência praticada por uma quadrilha de adolescentes que estão invadindo casas e praticando roubos.
Onde está a segurança?
Em tempo, cabe ao Estado a responsabilidade pela segurança pública da cidade, e não a prefeitura, como se imagina. E não adianta encher as ruas de policiais se não muda o código penal. Não vai adiantar de nada.
Talvez, o melhor caminho para evitar a violência, seja não praticando.