TRÊS FATOS SOBRE PEDRA BRANCA
A gente mora há tanto tempo num lugar e as vezes não sabemos muita coisa sobre onde a gente vive. E não precisa se sentir culpado, é tanta correria que o tempo passa e a gente nem vê. Então, pra ajudar vocês, preparei uma pequena lista com três fatos interessantes sobre Pedra Branca. Confere aí!
#1 Origem do nome
Você sabia?
Quando Pedra Branca ainda nem era Pedra Branca, havia uma estrada de terra onde hoje é a Rua da Igreja. Nesta rua havia uma grande quantidade de pedra calcária, aquelas usadas na construção de alicerces. Então quando os carros atravessavam o rio Sergipe através das balsas, seguiam por essa estrada, a qual sempre se referiam como estrada da pedra branca. Daí, de tanto eles falarem, o nome pegou.
#2 Habitantes
De acordo com o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no ano de 1996 Pedra Branca tinha em torno de 4.000 habitantes. Infelizmente não dá pra saber quantas pessoas moram aqui hoje. Isso porque o IBGE não divulga a população dos povoados, e como fazemos parte de Laranjeiras... Mas, dá pra imaginar que em 20 anos população cresceu, e muito.
#3 Educação
Apesar de a Escola Municipal Dom Pedro II ser a maior do bairro, ela não é a mais antiga. Isso porque o Colégio Estadual Profº Antonio Nobre de Almeida foi construído em 1946, bem antes do Dom Pedro.
Ficou curioso e quer saber um pouco mais sobre Pedra Branca? O livro História de Laranjeiras tem esses e outros fatos curiosos sobre o bairro e sobre a cidade. O livro foi escrito com ajuda de professores aqui do município, e há um exemplar na biblioteca pública da cidade. E não esqueça de dar uma olhada na nossa galeria. Tem fotos do bairro.